segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reformando as rodas do Fusca 68 - Parte I

Desde quando eu comprei o carro não reformei as rodas, elas vieram pintadas na cor cinza, cor a qual não era da época, até aí tudo bem, pois não estavam feias também, era tipo neutro pois outros itens no carro chamavam mais a atenção.

Com o passar do tempo eu percebi que as rodas precisavam de um trato, alguns grampos de calota quebraram e eu teria que retirar a roda para colocar novos grampos e então pensei em já reformar por conta própria, ou seja, raspar a tinta antiga, lixar, lavar, raspar, lixar, pintar com base primer/ PU e depois pintar de alguma cor mais legal ou que combinasse mais.

Pesquisei na internet alguns fuscas do mesmo ano, modelo e cor para ter algumas ideias, vi de tudo, mas as mais legais são as rodas brancas e rodas bege/ creme que é da época ou as brancas com um detalhe na cor do carro, tipo bicolor, claro que todas com calota cromada e a faixa branca tradicional.

Como essa tal cor bege/creme é difícil achar ou tem que mandar fazer, resolvi ficar no branco, pois eu não tenho compressor, tive que me adaptar usando tinta spray, também comprei o primer spray, que serve como base antes da cor final.

O trabalho ainda não foi concluído, faltam 2 rodas, pois estou reformando todo o jogo (5 rodas), dá um trabalhão mas fica bonito. Como não sou nenhum profissional do ramo, vi alguns videos na net e segui algumas dicas, não ficou feio, mas se fosse feito por profissional ficaria melhor pois o cara usaria lixadeira, material químico para remover a tinta, compressor para base e pintura, enfim, porém fiz um orçamento e ficou em R$ 300 só para pintar, se tivesse que fazer algo mais o preço aumentaria.

Além de ficar mais barato fazer por conta também é legal botar a mão na massa, literalmente, e depois ver o resultado, gastei 20% do orçado em material (lixas, primer spray, tinta branca spray, estilete, fita crepe e solventes para tirar a tinta anterior).

Seguem algumas fotos do processo:

 rodas já raspadas, lixadas e limpas, iniciando a cobertura com fita crepe e jornal;
na falta de cavalete usei rodas e madeira para calçar o carro, pensando na minha segurança;
1a demão de primer, fiz uma proteção no chão e parede para não pintar ou respingar tinta;
2a demão de primer e secando para a 3a e última demão do primer;
estágio da roda na raspagem e depois lixamento;
 1a demão da tinta branca;
 2a demão da tinta branca;
 processo de secagem (entre uma aplicação e outra foram 20 minutos para assentamento da tinta);
 aqui eu fiz uma pequena proteção/estufa para pintar roda a roda na última etapa (3a demão), pois começou a ventar e subir poeira, o ideal é fazer tudo isso em local fechado para evitar essa situação;
 após secagem rápida de 1 hora, coloquei as rodas no lugar para continuarem secando;
aqui o resultado final das rodas, apenas manobrei o carro mas o ideal é deixar secar bem;

Quando o carro estava suspenso já aproveitei para limpar os tambores de freio, tirar alguns barros impregnados na carroceria, organizar fios, colocar braçadeira de plástico em algumas mangueiras, tudo isso que só é possível acessar com o carro suspenso, como o processo de aplicação da base e pintura tinha um intervalo de secagem nada melhor do que aproveitar pra dar um trato em outros pontos.

No final do dia fiquei acabado pois o trabalho é braçal e artesanal, mas vale a satisfação de fazer algo que gostamos!

Mais dois finais de semana e concluo as outras duas rodas que faltam e devo colocar a faixa branca e a calota cromada novamente!

Postarei mais fotos em breve!

Abs,

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